A agricultura e a pecuária, ao longo da história, sempre foram impactadas pelas inovações tecnológicas. Com o agro 5.0 há uma tendência de acelerar a evolução do setor, especialmente pela utilização de soluções de machine learning, aliando o uso da tecnologia com o planejamento da safra, fica mais fácil tomar decisões e se manter sustentável.
Essas transformações digitais proporcionadas pela conectividade, trazem inovações que se adaptam à realidade de cada produtor rural, dentro e fora da porteira, permitindo que eles consigam gerir suas fazendas de forma mais dinâmica e sustentável. Marcando este momento pela combinação da coleta de informações em tempo real e em larga escala com os avanços da inteligência artificial (IA) e análise de dados. Juntos, eles garantem que a produção agrícola esteja de acordo com todas as necessidades e particularidades dos produtores rurais – por entender e tratar cada produtor individualmente, facilita a identificação e a resolução dos problemas de forma efetiva. Sendo assim, neste modelo de gestão, uma das principais prioridades é a otimização da rotina para trazer mais produtividade para o campo.
Além da otimização, o método 5.0 também contempla a sustentabilidade empregada em todo o processo, racionalizando os insumos e reduzindo os riscos relacionados ao ataque de pragas e à ocorrência de eventos climáticos ou desastres naturais. Assim, auxiliando na qualidade das safras e na tomada de decisão do produtor.
Com a ajuda de softwares de gestão, sensores, drones e sistemas de automação, é possível traçar um planejamento estratégico para a safra e abranger toda a sua cadeia produtiva, garantindo que nenhum detalhe passe despercebido pelos gestores. Com dados precisos em mãos, é possível prever, na maioria dos casos, qualquer incidente que possa acontecer.
Todos os fatores citados acima contribuem para uma produção mais eficiente e sustentável, com menos impacto no meio ambiente e maiores margens de lucro para o agropecuarista. Porém, apesar de boa parte das tecnologias estarem sendo usadas nas fazendas, a implementação do agro 5.0 ainda enfrenta desafios estruturais e técnicos para se tornar amplamente acessível. O principal deles se refere à infraestrutura de conectividade. De acordo com um levantamento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), mais de 70% das propriedades ainda não estão conectadas à internet, o que é um passo fundamental para o uso das inovações. Outro grande problema enfrentado é a mão de obra especializada para operar máquinas, computadores e soluções digitais, as pessoas precisam ser atualizadas para acompanhar a evolução tecnológica.
O agro 5.0 é marcado pela inovação, que apesar dos contratempos, é necessária, tanto no auxílio de produção quanto na gestão das propriedades rurais brasileiras, prevenindo perdas, reduzindo os riscos e auxiliando nas tomadas de decisões. Aqui na Agrocontar temos o Departamento de Inovação, um time de profissionais que conhece o mercado que atuamos com foco em desenvolver ferramentas que otimizem os entregáveis aos nossos clientes, para você ter sempre de forma simples, prática e principalmente correta, todos os indicadores da sua empresa na palma da mão, podendo focar no seu negócio. Entre em contato e venha conhecer a Agrocontar!