Gestão de Risco para o Produtor Rural

Como qualquer outro negócio, o agro não está livre de imprevistos e riscos, o clima é apenas um dos fatores que podem influenciar no preço das commodities, gerando os riscos de mercado. Além disso, existem os de caráter econômico, financeiro, regulatório, de infraestrutura e operacional, de demanda e fornecedores.  

Grande parte destes riscos estão ligados a impossibilidade de o produtor rural prever o valor ou a magnitude de determinada variável relevante em certo momento futuro, visto que desde o momento em que a decisão de produzir é tomada até o momento em que a venda da produção será realizada, os preços podem sofrer alterações. Dessa forma, a decisão de investir vem muito antes do momento da colheita e pode acarretar possíveis perdas, seja por impacto negativo no crescimento de suas receitas, seja por defrontar-se com dificuldades. 

Por isso que os indicadores de gestão não podem ser ignorados e devem ser aliados à contabilidade do negócio, visto que pode impactar nos resultados e, auxiliar na gestão de possíveis riscos, como os listados abaixo. 

 

Os principais riscos no agronegócio 

  • Risco de produção: as medidas preventivas são zoneamentos agrícola, seguro agrícola e tecnologia; 
  • Risco de preço: as medidas preventivas são os contratos futuros, a termo e de opções;  
  • Risco de liquidez: refere-se a dificuldade de gestão do fluxo de caixa da atividade rural, principalmente em função dos descasamentos de prazos de recebimento e pagamento de despesas; neste cenário o financiamento rural pode ser uma alternativa para aumentar a competitividade do setor; 
  • Risco de crédito: as medidas preventivas são cadastro, garantias, seguro, novos títulos, certificação positiva; 
  • Risco de contratos: as medidas preventivas são mitigadas por cláusulas de arbitragem, por exemplo. Especificamente, o risco de preços ocorre devido à volatilidade dos preços de commodities agrícolas – a produção é geralmente de ciclo curto, e as elasticidades da demanda são baixas a curto prazo, porque o preço de commodities agrícolas tem baixo valor agregado e por haver alto grau de substituição de matérias-primas. A baixa reação da produção de culturas anuais ocorre principalmente porque as decisões de plantio são feitas antes que os preços para a nova safra sejam conhecidos. Essas decisões dependem mais de preços esperados do que de preços realizados – daí decorre um dos principais fatores de risco no agronegócio. Para tanto, as técnicas de gerenciamento de preços agrícolas têm o potencial de melhorar o funcionamento da oferta agrícola em economias em desenvolvimento. Para evitar ou reduzir os riscos, existe uma operação de proteção em que o agente toma determinada posição para evitar ou diminuir variações de preços e, portanto, de sua renda. 
  • Risco de mercado: guarda relação com a volatilidade dos preços das commodities e da taxa cambial, afetando o custo de produção e o preço de venda dos produtos agrícolas   
  • Risco climático: implica em mudanças de culturas para uma melhor adaptação ao clima, se prevenindo de fatores como El Nino e La Nina, que modificam as estações chuvosas e secas. Fique atento, pois isto pode aumentar os riscos financeiros. 
  • Risco Fiscal: É aquele que ocorre a partir de um erro no recolhimento de impostos ou em declarações ao fisco. Estes podem gerar multas e até mesmo o embargo da propriedade e da produção.  O resultado da fazenda precisa ser medido para ser mantido ou melhorado, e é essencial mensurar a capacidade técnica dos colaboradores, estipular metas, bônus e até para prestação de contas para familiares/sócios que não estão no dia a dia da atividade. Para isso, a contabilidade e as informações geradas através dela são essenciais e imprescindíveis. 

A atividade no agronegócio é cheia de riscos e poucos produtores rurais possuem um valor estimado da probabilidade da ocorrência de um fato associado a potenciais perdas ou eventos negativos. Lembrando que esta competência gerencial vale para toda a cadeia produtiva e a melhor forma para o enfrentamento das incertezas, estão nas estratégias da gestão. 

Por isso, aqui na Agrocontar temos mais de 20 anos atendendo produtores e distribuidores de insumos, transformamos os seus números em informações confiáveis e reais para auxiliar você na tomada de decisão, se preparando para eventuais riscos do setor. 

Quer entender como uma contabilidade especializada e focado no agro pode te ajudar na sua gestão de riscos? Fale com um de nossos especialistas e siga as nossas redes sociais!